SOBRE
O município de Andradina foi idealizado em 1932, pelo fazendeiro fidalgo Antônio Joaquim de Moura Andrade, conhecido como o “Rei do Gado”.
O fazendeiro com terras de perderem de vista na região do interior paulista idealizou a construção de um ramal ferroviário que adentrasse às intermediações de uma de suas propriedades, a Fazenda Guanabara.
Foi então que surgiu a denominada “Variante”, que interligaria os municípios entre Araçatuba-SP e Três Lagoas-MS com extensão de aproximadamente 150km.
O ramal foi construído a partir da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), que contava com uma extensão total de 1.622 km ligava as cidades de Corumbá-MS ao porto da cidade de Santos-SP.
O ramal ferroviário foi construído para evitar a utilização do traçado antigo da linha NOB, que se instalou próximo ao rio Paraná no ano de 1910 e passava entre Araçatuba-SP a Lussanvira, atualmente município de Pereira Barreto-SP.
O motivo para o desvio da rota foi o traçado antigo que passava às margens do rio Tietê, que além estar mais suscetível a disseminação da malária, ficava afastado das terras mais altas, propícias para o plantio do café, o principal produto transportado até o porto de Santos.
Moura Andrade tinha a visão de uma urbe exuberante ao redor da linha férrea, foi então que encomendou ao engenheiro Benelow & Benelow que fizesse a elaboração de um projeto de urbanização para a futura povoação.
Quando devidamente planejada em 11 de julho de 1937 na Fazenda Guanabara, o município recebeu então o primeiro trem de ferro para ser utilizado na Variante no transporte e carga e no transporte da nova população.